Um processo de criação construtivista
“Da minha aldeia vejo quanto da terra se pode ver no
Universo. Por isso a minha aldeia é tão grande como outra terra qualquer.
Porque sou do tamanho do que vejo e não do tamanho da minha altura...”
Porque sou do tamanho do que vejo e não do tamanho da minha altura...”
Fernando Pessoa
É difícil se caminhar por caminho desconhecido, na sombra, temos que dar um passo atrás do outro até chegar aonde queremos. Foi esse meu sentimento (cegueira do desconhecido), quando recebi a posposta de criar um blog. A palavra não era desconhecida para mim já que sempre recebo convites para fazer visitas e postagem de colegas e amigos, mas sua utilização sim, pois muitas vezes só valorizamos algo quando necessitamos dele e, é o que o blog significa hoje para mim uma necessidade. Numa primeira análise direi que sua construção se deu como se ainda estivesse no meu primeiro estagio de aprendizagem, tudo era garatuja, algo em sentido, mas que tinha um fundamento. Quando vir que para sair daquele estagio tinha que fazer algo, fui buscar ajuda e essa veio das fontes mais preparadas no momento, meus alunos. O que para mim era novidade, para eles era rotineiro. Eles foram me indicando passo a passo como eu deveria agir até que conseguir criar um blog que ficasse a minha cara.
Acatando o processo de mediação do grupo foi fazendo investigações e pude apreciar o desenvolvimento visível do meu blog. Durante esse processo percebi que na era da informação e da comunicação tecnológica de computação, onde o mundo globalizado se atualiza a cada segundo, o diferencial do homem será a sua capacidade de aprender, de ser flexível, de cooperar e de ser criador diante de novas situações que aparece no seu dia-a dia.
A Educação está hoje diretamente ligada as novas Tecnologias. A internet vem como ferramenta metodológica e estratégia para o ensinar e o aprender, para debater sobre o novo perfill do educando e do educador na educação. Apesar de reconhecer blog como uma potencialidade para a educação, percebo que a maior parte dos educadores ignorar as possibilidade que ela nos traz nas áreas de comunicação, informação e descobertas para o processos de ensino-aprendizagem . A internet é um fantástico instrumento na ação formativa se configurando em um recurso pedagógico à disposição do educador em seu cotidiano educacional na comporâneidade.
O blog também amplia a possibilidade de um diálogo mais autêntico e profundo do educando com outras formas de saber, servem também como um espaço de registro dos conhecimentos adquiridos durante o processo de aprendizagem. Segundo Freire (1996), “ ensinar é criar possibilidades para produzir ou construir conhecimentos” Freire continua dizendo que “ensinar exige curiosidade” O educador é capaz de oportunizar a aprendizagem criando um ambiente favorável onde seja permitido a interação com a realidade, buscando novos horizontes e novas possibilidades através de uma ação concreta sobre o conhecimento a ser adquirido por ele, pelo educando e pelo mundo tendo em vista que ele também faz parte deste novo processo.
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MARISELMA BONFIM
fonte:
É difícil se caminhar por caminho desconhecido, na sombra, temos que dar um passo atrás do outro até chegar aonde queremos. Foi esse meu sentimento (cegueira do desconhecido), quando recebi a posposta de criar um blog. A palavra não era desconhecida para mim já que sempre recebo convites para fazer visitas e postagem de colegas e amigos, mas sua utilização sim, pois muitas vezes só valorizamos algo quando necessitamos dele e, é o que o blog significa hoje para mim uma necessidade. Numa primeira análise direi que sua construção se deu como se ainda estivesse no meu primeiro estagio de aprendizagem, tudo era garatuja, algo em sentido, mas que tinha um fundamento. Quando vir que para sair daquele estagio tinha que fazer algo, fui buscar ajuda e essa veio das fontes mais preparadas no momento, meus alunos. O que para mim era novidade, para eles era rotineiro. Eles foram me indicando passo a passo como eu deveria agir até que conseguir criar um blog que ficasse a minha cara.
Acatando o processo de mediação do grupo foi fazendo investigações e pude apreciar o desenvolvimento visível do meu blog. Durante esse processo percebi que na era da informação e da comunicação tecnológica de computação, onde o mundo globalizado se atualiza a cada segundo, o diferencial do homem será a sua capacidade de aprender, de ser flexível, de cooperar e de ser criador diante de novas situações que aparece no seu dia-a dia.
A Educação está hoje diretamente ligada as novas Tecnologias. A internet vem como ferramenta metodológica e estratégia para o ensinar e o aprender, para debater sobre o novo perfill do educando e do educador na educação. Apesar de reconhecer blog como uma potencialidade para a educação, percebo que a maior parte dos educadores ignorar as possibilidade que ela nos traz nas áreas de comunicação, informação e descobertas para o processos de ensino-aprendizagem . A internet é um fantástico instrumento na ação formativa se configurando em um recurso pedagógico à disposição do educador em seu cotidiano educacional na comporâneidade.
O blog também amplia a possibilidade de um diálogo mais autêntico e profundo do educando com outras formas de saber, servem também como um espaço de registro dos conhecimentos adquiridos durante o processo de aprendizagem. Segundo Freire (1996), “ ensinar é criar possibilidades para produzir ou construir conhecimentos” Freire continua dizendo que “ensinar exige curiosidade” O educador é capaz de oportunizar a aprendizagem criando um ambiente favorável onde seja permitido a interação com a realidade, buscando novos horizontes e novas possibilidades através de uma ação concreta sobre o conhecimento a ser adquirido por ele, pelo educando e pelo mundo tendo em vista que ele também faz parte deste novo processo.
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MARISELMA BONFIM
fonte:
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.